terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O Sistema Respiratório

                         Sistema Respiratório

É responsável por uma operação vital e ininterrupta que supre o organismo de oxigênio e elimina gás carbônico.O ato de respirar é realizado pelos órgãos que compõem o sistema respiratório.Os pulmões,localizados na caixa torácica,são os principais órgãos da respiração.O controle do processo respiratório é feito pelo sistema nervoso.Sem o oxigênio,as células do cérebro são as primeiras a serem afetadas,o que provoca o colapso de todo o organismo.

Filtragem de ar:

Os pêlos e o muco presentes nas narinas (á direta) retêm as impurezas que existem no ar,como os órgãos de poeira e outras partículas.Quando o ar é inspirado pelo nariz,essas estruturas atuam como filtros,o que evita danos ao tecido pulmonar.
_________________________________________________________________________________
                              Respiração
  Uma pessoa em condições normais respira em média 13 vezes por minuto.A cada inspiração são inalados cerca de 600 mililitros de ar.

O sistema respiratório abrange a cavidade nasal, a boca, a faringe a laringe, a traquéia e os pulmões. A caixa torácica, formada pelas costelas e o diafragma - músculos que separa o tórax do adome - , são responsáveis pelos movimentos de inspiração e de expiração.Nos pulmões, o oxigênio do ar é transferido  para o sangue; as moléculas de dióxido de carbono, resultantes do trabalho celular, são, por sua vez, eliminadas.

                                     Árvore Brônquica 

É a estrutura interna dos pulmões,cuja forma é semelhante á de uma árvore invertida.Ela é responsável pela estrutura esponjosa desses órgãos.A traquéia equivale ao tronco e os ramos,cuja ramificações chegam 262 mil,aos bronquíolos - resultado de múltiplas e sucessivas divisões dos brônquios.Eles contém células,denominadas macrófagos,que eliminam qualquer agente patogênico que não tenha sido retido no nariz, na traquéia ou nos brônquios. 
                                                           Árvore brônquica     
             
                                              




Nenhum comentário:

Postar um comentário